Documentos Necessários.




CASAMENTO RELIGIOSO:
Para que o casamento religioso se realize sem nenhuma interferência, são necessários os seguintes documentos:
  • Certidão de batismo atualizada, de ambos os noivos;
  • Cópia da carteira de identidade dos noivos e padrinhos;
  • Comprovante de freqüência do curso dos noivos;
  • Protocolo do processo civil;
  • Dispensa emitida pela autoridade competente, caso haja algum impedimento, como parentesco de terceiro grau, religiões diferentes, etc.;
  • Autorização dos pais ou responsáveis para os noivos, caso sejam menores de 21 anos.
A entrada dos documentos pode ser protocolada na paróquia onde residem o noivo ou a noiva. Para casar fora de sua igreja, é necessário que os noivos solicitem a transferência para a paróquia escolhida.
Os noivos não batizados precisam procurar o pároco seis meses antes do casamento, para regularizar a situação.
O curso de noivos é condição obrigatória, procure, então, informações na secretaria de sua paróquia na Igreja Católica.
CASAMENTO CIVIL:
  • Certidão de nascimento dos noivos.
  • Carteira de identidade e CPF de ambos.
  • Documento que comprove a residência de um dos noivos.
  • Duas testemunhas maiores de 21 anos com documento de identidade, não podendo ser pais ou avós.
  • Caso algum dos noivos seja divorciado, levar a certidão do casamento anterior com averbação do divórcio.
  • Noivos com idade entre 16 e 18 anos incompletos devem comparecer ao cartório acompanhado dos pais ou responsáveis legais, com documento de identidade, para autorizar o casamento.
  • Se estrangeiro, levar cópia autenticada do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE).
  • Se viúvo(a), levar cópia autenticada da certidão de casamento anterior e da certidão de óbito do cônjuge.
Cerimonia e Recepção no Mesmo Local
Devido às grandes mudanças, exigências das igrejas e o número cada vez maior de segundo casamento, muitos casais têm optado por fazer cerimônia e recepção no mesmo local. Se vocês se enquadram em um desses casos, procurem atentar para detalhes importantes que farão diferença no resultado final.
  • Procurem um lugar amplo, que possibilite esse tipo de evento. Se vocês optarem por casar de domingo a quinta-feira, muitos lugares que têm mais de um salão oferecem, por valor bem acessível, um salão a mais.
  • É de fundamental importância que sejam providenciados microfone e aparador ou mesa para o celebrante.
  • Solicitem aos profissionais responsáveis pela ambientação que criem uma nave (altar) para a realização da cerimônia, Assim, pais, padrinhos e pajens poderão ser acomodados sem prejudicar a visão dos demais convidados.
  • Fotógrafos e cinegrafistas precisam de espaço para circular e captar boas imagens da cerimônia.
  • Se o vestido da noiva for amplo, não esqueça de alargar o corredor em que passará o cortejo, pois, além da noiva, esse corredor acolherá a pessoa que vai conduzi-la ao altar e a decoração lateral.
  • Considerando que seu casamento sai dos padrões das cerimônias feitas em igreja, é indispensável uma reunião com seu cerimonial e a criação de um roteiro que deverá ser fornecido aos demais profissionais envolvidos no evento. Sintonia entre as partes envolvidas resultará em excelentes resultados.
Dicas
Na hora de contratar, fique atenta.
  • O serviço de consultoria está entre os mais importantes quando você não tem tempo de providenciar o que precisa. Esses profissionais administram o valor disponível para a festa, pesquisam, orçam, contratam, pedem descontos, supervisionam a execução dos serviços e assinam o evento. Na verdade, dão o conceito e se responsabilizam pelo evento.
  • Preste atenção na maneira com que o profissional de assessoria que contratou procede. O ideal é você acertar um determinado valor e pagar por esse serviço. Assim ele não terá que cobrar comissões dos profissionais que indicar, que poderão lhe dar descontos maiores.
  • O cerimonial tem função diferente do profissional que dá assessoria, pois ele gerencia o andamento do evento. Todo o cortejo, sessão de fotos, brinde, corte de bolo, valsa e surpresas do evento são administrados por esse profissional. Ele também tem a função de atender às necessidades dos outros profissionais, como: passar o roteiro do andamento do evento, indicar local e hora em que eles devem fazer a refeição e fazer ponte entre profissionais e noivos quando se fizer necessário.
  • Ao contratar fotógrafos e cinegrafistas, observe o estilo, a postura no evento e a maneira como administram o tempo disponível para a sessão de fotos. Esses profissionais devem ter sensibilidade, arte e agilidade na hora de fotografar. Brinquem, dancem, divirtam-se, curtam seus convidados e cada momento da festa. Se agirem assim, estarão produzindo lindos e descontraídos momentos, que darão origem às mais belas fotos. Oriente seu cerimonial a fazer com que esses profissionais tomem a refeição ao mesmo tempo em que vocês, pois eles devem estar disponíveis assim que vocês saírem da mesa.
  • Você não precisa oferecer aos profissionais o mesmo cardápio que está oferecendo aos seus convidados, nem acomodá-los entre eles. Mas lembre-se: os seus prestadores de serviços trabalham aproximadamente 8 horas sem interrupção e precisam se alimentar. Você deve ter escolhido seus profissionais a dedo, os melhores, os mais bem-sucedidos que, com certeza, merecem ser bem tratados.

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